Qual o lugar preferido das moscas? A cozinha ou qualquer lugar com bastante comida ou restos de comida. Mas o que fazer para acabar com essas intrusas?

Se tem um inseto que incomoda, é a mosca. Não tem ninguém que não perca a paciência quando elas começam a perturbar, sem contar que é um dos bichos mais difíceis de matar e que mais transmite doenças.

E qual o lugar preferido das moscas? A cozinha ou qualquer lugar com bastante comida ou restos de comida. Mas o que fazer para acabar com essas intrusas?

Algumas pessoas colocam a culpa na falta de higiene da cozinha, quando as moscas aparecem. Porém nem sempre a limpeza é o suficiente para afastá-las, até as cozinhas mais limpas podem sofrer com esse mal.

O mal que as moscas podem causar

As moscas são mesmo animais nojentos, isso porque elas estão em contato constante com materiais em decomposição, como fezes ou sujeira, transportando bactérias capazes de causar diversas doenças. E você sabe como as moscas transmitem essas doenças?

As bactérias e micróbios ficam grudados nas patas, asas e pelos das moscas, se espalhando pelo ambiente por onde elas passam. Cada vez que a mosca pousa sobre a comida, cada movimento do inseto, pode espalhar bactérias.

Além disso, as moscas podem ingerir bactérias que se mantêm vivas durante vários dias dentro delas, sendo depositadas na comida humana quando a mosca utiliza a saliva para se alimentar.

Os ovos das moscas se transformam em larvas, que se alimentam dos tecidos de uma ferida, por exemplo.

Com isso, as moscas podem transmitir doenças como: micose, berne, bicheira, miíase, tracoma, disenteria, infecções, intoxicações e até pneumonia, por exemplo.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual da Pensilvânia (PennState University), nos Estados Unidos, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual de Campinas, mostrou que a mosca doméstica (Musca domestica) e a mosca varejeira (Chrysomya megacephala) carregam, cada uma, mais de 300 tipos de bactérias.

Segundo a Sociedade Brasileira de Microbiologia, os pesquisadores analisaram 116 moscas de diversos habitats, de três continentes e utilizaram técnicas de sequenciamento de DNA para identificar as bactérias que os insetos carregavam. Os cientistas afirmaram que o papel das moscas, como vetores de infecções bacterianas, tem sido subestimado pelas autoridades de saúde pública.

De acordo com o site de notícias BBC, que também divulgou o estudo, a mosca doméstica, encontrada em todo o planeta, carrega 351 tipos de bactérias. A varejeira, mais comum em climas quentes, 316 tipos. Muitos dos microrganismos foram encontrados em ambas as espécies.

Como se livrar das moscas no seu restaurante

Acabar com as moscas no restaurante é fundamental. Por mais que pareça difícil, não é impossível e é extremamente necessário, para o bem do seu negócio e pela saúde dos seus clientes e colaboradores. Veja algumas dicas:

Higiene sempre

Parece óbvio, mas deve ser sempre lembrado: higiene sempre! Tanto a cozinha como as pessoas que trabalham nela devem estar devidamente limpos e higienizados o tempo todo. Evite que restos de comida fiquem no ralo da pia, lave e seque corretamente todos os utensílios, não deixe recipientes com comida abertos, mantenha o estoque organizado, etc.

Limpeza completa

No final de cada turno, faça uma limpeza completa na cozinha. Afaste regularmente as bancadas, geladeiras e móveis para limpar resíduos de comida que possam ter caído por trás ou por baixo.

Dedetização

Dedetize o restaurante pelo menos a cada 3 meses.

Lixo

A maneira como o lixo é descartado e armazenado afeta diretamente no controle de pragas do restaurante e isso inclui as moscas.

O lixo deve ser descartado num recipiente vedado, que fique em local arejado e limpo. Assim as chances de contaminação são mínimas ou quase nulas.

As coletas devem ser realizadas regularmente, para o acúmulo de resíduos orgânicos não atrair as pragas.

Armadilha Luminosa

A armadilha luminosa é um equipamento que fica preso no teto e atrai os insetos através de uma luz. As moscas ficam presas no interior do aparelho, praticamente grudadas. Isso impede que qualquer tipo de mosca ou resíduos atinjam a comida do local.

Mas atenção com a manutenção do equipamento: ele deve ser limpo frequentemente!

Telas Mosquiteiros

As telas contra mosquitos funcionam como uma barreira para evitar a entrada de moscas também. As telas protegem as janelas e são fabricadas sob medida.

Treine a equipe

Para manter uma correta limpeza e higienização das superfícies da cozinha é importante ter uma equipe treinada e informada.

Como a limpeza do sistema de exaustão pode ajudar no combate às moscas?

Limpar todo o sistema de exaustão é necessário para a segurança e higiene da cozinha, além de ser uma forma de afastar as moscas.

Naturalmente os sistemas de exaustão concentram muita gordura na coifa e nos dutos, essa gordura, além de poder contaminar os alimentos e provocar incêndios, também pode atrair as moscas.

Por isso é preciso estar com a limpeza técnica do sistema de exaustão sempre em dia, não deixando o nível de gordura ultrapassar os 3mm.

Aquila Serviços

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Aquila Serviços oferece serviços com qualidade única e exclusiva no Brasil.

Nossa equipe especializada garante o melhor desempenho nos processos de limpeza técnica e profissional de todo o seu sistema de exaustão de gases e gordura através de tecnologia e treinamento especializado.

Somos a única empresa Brasileira certificada pela IKECA (Internacional Kitchen Exhaust Cleanning Association (www.ikeca.org), associação americana voltada exclusivamente para o setor de limpezas em sistemas de exaustão de gordura em cozinhas.

Share This