Na cozinha industrial não apenas o chão, paredes, superfícies e balcões devem estar limpos, seus equipamentos e utensílios também precisam da mesma atenção. A higienização na cozinha é primordial

Uma das tarefas mais importantes e difíceis para quem trabalha no ramo de alimentos é todos os dias dar conta da limpeza correta da cozinha. Manter o ambiente higienizado e impecável a todo momento não é uma missão fácil, mas é primordial para a segurança de todos e a continuidade do negócio.

Na cozinha industrial não apenas o chão, paredes, superfícies e balcões devem estar limpos, seus equipamentos e utensílios também precisam da mesma atenção. Alguns dos equipamentos, como o sistema de exaustão, por exemplo, precisam de um cuidado maior, de uma limpeza completa e mais profissionais.

Os riscos da falta de limpeza e higiene na cozinha

  1. Contaminações

A higiene e a limpeza na cozinha são fundamentais para evitar que uma contaminação ocorra. Não basta apenas as pessoas que trabalham na cozinha estarem devidamente higienizadas, é preciso que todo o ambiente e equipamentos também estejam.

Veja os quatro tipos de contaminação que podem colocar a saúde da equipe e consumidores em risco:

Contaminação biológica

Esse tipo de contaminação ocorre quando micro-organismos causadores de doenças entram em contato com o alimento. A fonte mais comum são animais (normalmente roedores), insetos ou até os próprios seres humanos.

Contaminação química

Tudo na cozinha é formado por substâncias químicas, naturais ou artificiais. As instalações físicas e o armazenamento dos alimentos são os locais mais prováveis de causar uma contaminação desse tipo, se não forem cuidadas e higienizadas corretamente.

Contaminação mecânica

Quando algum objeto físico entra em contato com o alimento, como o brinco ou a aliança de algum funcionário, pode ocorrer a contaminação mecânica.

Contaminação cruzada

A contaminação cruzada é um tipo de contaminação biológica e ocorre quando micro-organismos ou substâncias de um alimento passam para outro, e isso pode acontecer de várias formas.

  • Incêndio

Cozinhas lidam com combustão, gordura no ar e fumaça. De fato, é um ambiente que tem grande potencial inflamável, apesar de a maioria das pessoas não perceber isso. O perigo de um incêndio é maior quando o sistema de exaustão, por exemplo, não é limpo adequadamente e nem no tempo certo. Quando a gordura acumula mais de 3 milímetros de espessura na parede dos dutos do sistema, esse risco é altíssimo.

  • Perda do alvará

Com a falta de limpeza e higienização da cozinha industrial a perda do alvará de funcionamento é bastante possível e justo. Se os órgãos responsáveis encontrarem uma cozinha industrial sem higiene e com resquícios de sujeira, irão paralisar no mesmo instante o funcionamento do estabelecimento. É imprescindível que a cozinha possua higiene adequada para evitar riscos à saúde de seus clientes.

  • Perda de clientes

Imagine se seu cliente descobre que a comida que ele consome não é preparada em um ambiente limpo? Ele continuaria sendo seu cliente? Provavelmente não! Uma das coisas que geram confiança nos clientes de um restaurante, lanchonete, padaria ou qualquer estabelecimento do ramo alimentício, é a limpeza do lugar e a higiene de quem trabalha no local.

Agora veja algumas dicas para evitar esses riscos e manter a sua cozinha sempre adequada, limpa e higienizada:

Os utensílios

Um grande erro que muitas pessoas cometem é o simples fato de, por exemplo, cortar uma carne crua e depois utilizar a mesma faca, sem lavar, para cortar outro alimento. Carnes cruas e vegetais que ainda não foram higienizados têm microrganismos causadores de doenças, e que podem ser transmitidos para os alimentos que já estão prontos.

Higienização de equipamentos e utensílios

Muitos nem imaginam, mas um dos fatores que podem contaminar os alimentos, é o sistema de exaustão mal limpo. A gordura nos dutos do sistema pode gotejar na comida ou na superfície onde ela é preparada e com isso gerar uma contaminação alimentar. Isso acontece, por conta de muitos microrganismos presentes na gordura.

Use produtos confiáveis e de qualidade

Usar produtos que sejam de qualidade e confiáveis é fundamental para uma higienização eficiente das superfícies de uma cozinha. Escolha sempre os melhores produtos.

Higienização com Ozônio

O Ozônio é o mais poderoso germicida natural, ele oxida e descaracteriza os compostos químicos odorosos e poluentes além de inativar qualquer tipo de microrganismo (bactérias, vírus, protozoários e outros).

Processos de desinfecção por Ozônio permitem a degradação e eliminação de substâncias que outros produtos, como por exemplo, o cloro não podem efetivamente eliminar, como fluidos humanos, cosméticos e produtos orgânicos de todos os tipos, bem como metais dissolvidos como o ferro e manganês.

A utilização do Ozônio é extremamente eficaz contra microrganismos resistentes como o Cryptosporidium Parvum e Estafilococos, ambos resistentes a antibióticos. Da mesma forma o Ozônio é eficaz contra muitos outros micro-organismos tais como E. coli e Salmonela, Listeria, Pseudomonas, vírus (dentre eles Covid19 e H1N1), bactérias, fungos e germes.

Treine a sua equipe

Para manter uma correta limpeza e higienização das superfícies da cozinha é importante ter uma equipe treinada e informada.

Aquila Serviços

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Aquila Serviços oferece serviços com qualidade única e exclusiva no Brasil.

Nossa equipe especializada garante o melhor desempenho nos processos de limpeza técnica e profissional de todo o seu sistema de exaustão de gases e gordura através de tecnologia e treinamento especializado. Somos a única empresa Brasileira certificada pela IKECA (Internacional Kitchen Exhaust Cleanning Association (www.ikeca.org), associação americana voltada exclusivamente para o setor de limpezas em sistemas de exaustão de gordura em cozinhas.

Share This