Ter um nutricionista no restaurante aumenta o seu padrão de qualidade e mostra como o local se importa com a saúde alimentar daqueles que consomem suas receitas.

O profissional de nutrição é aquela pessoa que estuda a fundo as propriedades dos alimentos e busca soluções para promover a saúde a partir da alimentação. Diretamente ligada a vida saudável, a nutrição zela pela qualidade de vida e consciência em relação ao que ingerimos.

Quando falamos em nutricionista, muitos já pensam em consultório médico, alguém para ajudar a emagrecer, ganhar massa, nos ajudar com reeducação alimentar ou auxiliar em algum tratamento, através da alimentação. Mas a nutrição vai além.

O nutricionista nos orienta sobre as melhores escolhas alimentares para mantermos nossa saúde em dia, de acordo com nossos objetivos. E ter esse profissional dentro de um restaurante, com certeza é um ponto bastante positivo para o estabelecimento, principalmente nos dias de hoje, em que as pessoas cada vez mais precisam optar por se alimentarem na rua, por causa da correria do dia a dia.

Mas você sabe o que um nutricionista faz trabalhando dentro de um restaurante?

Responsabilidade

O profissional de nutrição num restaurante é responsável e capacitado pelo controle de qualidade dos produtos desde a seleção das matérias primas até o momento do consumo, acompanhando toda cadeia produtiva e garantindo que o produto chegue até o consumidor final de forma segura e saudável. Ou seja, o nutricionista está presente de alguma forma, desde a escolha dos ingredientes, compra, armazenamento e preparo até o momento em que o prato é servido ao cliente.

O nutricionista dentro de um restaurante gerencia os processos e a qualidade dos produtos e serviços, com controle higiênico-sanitário, estabelecendo critérios, normas, rotinas e controles, sempre com foco na segurança alimentar e na prevenção do desperdício.

Geralmente são os responsáveis técnicos da empresa, sujeitos até a responder judicialmente por qualquer problema alimentar, como intoxicações, oriundas do consumo dos pratos do restaurante.

É muita responsabilidade, não é mesmo? O nutricionista precisa estar apto para exercer a sua responsabilidade técnica, em atividades como:

  • Adequação da estrutura física dos ambientes;
  • Montagem de cardápios;
  • Controle de estoque;
  • Redução de desperdícios;
  • Monitoramento do grau de higiene pessoal, operacional e ambiental;
  • Identificação de desvios e implementação de ações corretivas;
  • Tabela nutricional das receitas;
  • Atenção aos ingredientes mais sensíveis, causadores de alergias;
  • Rótulos;
  • Prazos de validade;
  • Armazenamento;
  • Revisão de fluxogramas operacionais, implantando técnicas seguras de manipulação, entre outras.

É o nutricionista que rotula os alimentos com tabelas nutricionais e todas as informações legais que precisam estar presentes nas embalagens dos produtos e cardápios de forma clara e confiável.

Revisão das fichas técnicas de produção também é uma das atividades do nutricionista no restaurante, para assim manter o equilíbrio nutricional e priorizar a qualidade dos ingredientes e pratos servidos, dentro do que for mais saudável e regulamentado.

O que observar ao contratar um nutricionista para o seu restaurante?

Primeiramente, o profissional de nutrição que quiser trabalhar na indústria de alimentos, deve entender e saber implementar as adequações necessárias para cumprir as leis pertinentes à produção e venda de alimentos, precisa ter pleno conhecimento da área, ser proativo, saber trabalhar em grupo e gostar de trabalhar na cozinha, diretamente com os alimentos.

Ter um nutricionista é obrigatório?

Atualmente não existe uma lei ou norma que obrigue bares e restaurantes a terem um profissional de nutrição em seu quadro de funcionários ou colaboradores. Porém, sabendo da importância dessa profissão na área de alimentos, ter um nutricionista com certeza aumenta consideravelmente a credibilidade e confiança dos clientes em relação ao estabelecimento.

Ter um nutricionista no restaurante aumenta o seu padrão de qualidade e mostra como o local se importa com a qualidade de vida e com a saúde alimentar daqueles que frequentam e consomem suas receitas.

Aquila Serviços

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Aquila Serviços oferece serviços com qualidade única e exclusiva no Brasil.

Nossa equipe especializada garante o melhor desempenho nos processos de limpeza técnica e profissional de todo o seu sistema de exaustão de gases e gordura através de tecnologia e treinamento especializado.

Somos a única empresa Brasileira certificada pela IKECA (Internacional Kitchen Exhaust Cleanning Association (www.ikeca.org), associação americana voltada exclusivamente para o setor de limpezas em sistemas de exaustão de gordura em cozinhas.

Share This